A Vitória

Nenhum comentário

Texto escrito pelo Instrutor Helder Chin, na coordenação da Centaurus, equipe de Instrutores da Arqueria Curitiba.

A Vitória

A Vitória consiste em alcançar um objetivo, um sonho, …. já o Arco e Flecha como esporte, é acertar o alvo repetidas vezes, simples assim, certo? Sim, simples assim!

A simplicidade é o refinamento da técnica, é aquela forma altamente sofisticada que a magia do treinamento transforma na simplicidade, naquilo que vemos e que parece tão fácil, mas advém de horas e horas de treinamento. Assim, quando falamos de Vitória, o treinamento é fator primordial.

Treinar com arco não é passar horas disparando ele, isto é lazer, diversão. Treinar com arco é ter orientação e propósito.

Propósito é ter o objetivo, o sonho, a meta a ser alcançada. É o “x”, o centro do alvo, é ter a distância do alvo aumentada, é ter participado de todo um circuito de provas, é superar sua própria pontuação em evento anterior, é ultrapassar um recorde, é superar uma marca…. enfim é chegar lá!

Orientação é ter alguém que possa guiá-lo, alguém que conheça o caminho a trilhar, alguém que saiba onde estão os pontos de descanso e a parte perigosa desta aventura maravilhosa que é o esporte do arco e flecha. É alguém que já tenha percorrido este caminho, afinal ninguém pode dar algo que não possui.

Ao orientar meus alunos na Arqueria Curitiba no caminho da Vitória, considero vários aspectos em mim antes de ir em direção aos arqueiros, dentre eles faço perguntas a mim mesmo do tipo: meu arqueiro está preparado para aprender isso? Como vou introduzir o tema? Quais os tipos de treinamento e como vamos lidar com o novo sistema? A partir disso, vou adiante para mostrar como o arqueiro deve encarar o caminho a percorrer.

Ainda na orientação os objetivos vão definir o sistema de treinamento. O importante é definir o objetivo acrescido de degraus a se chegar nele, ou seja, pequenos objetivos que devem ser passados antes de se alcançar o verdadeiro objetivo. Degraus de uma escada para se chegar ao próximo andar.

Na Arqueria Curitiba, montamos um sistema de treinamento com objetivos bem definidos, do básico ao avançado onde o arqueiro gera condições próprias, orientadas para participar da atividade recreativa de acertar um alvo enorme até competições internacionais onde não apenas a exigência técnica é uma constante como também o treinamento psicológico, o agir com a mentalidade positiva e objetiva rumo a alcançar sua meta. E para cada momento do seu treinamento, é possível traçar objetivos concretos, de análise de resultados mensuráveis, do trabalho seguinte a ser feito, tudo de maneira constante e não apenas para atletas, mas principalmente para a maioria de nossos arqueiros, que tem o arco e flecha como um hobby e quer extrair o máximo de suas potencialidades motoras, psíquicas e mentais de maneira divertida, motivados conquistando seus objetivos e convivendo com isso em seu labor, família e amigos.

E assim seguimos treinando, ensinando e ousando em direção à Vitória, pois como está gravado nas medalhas da Arqueria Curitiba: A Vitória Aplaude o Esforço Audacioso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s