Exercícios Recomendados Para A Prática De Tiro Com Arco

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Exercícios Recomendados Para A Prática De Tiro Com Arco

Muitos atletas quando iniciam a prática de tiro com arco reclamam da dificuldade em manter o arco suspenso com a corda esticada preparando para o disparo, tremendo muito, muitos casos acontecem por desconhecimento do futuro arqueiro, orientação profissional, adquirem seu primeiro arco com características inadequado para quem está iniciando a prática do tiro com arco, isso aconteceu comigo J.

Há um grande risco envolvido na escolha inadequada do arco e os demais equipamentos que envolvem o tiro com arco, o atleta pode lesionar gravemente um músculo, articulação, por não conseguir manter a postura correta, pode se ferir com o impacto da corda no antebraço, dentre outros riscos que podem até chegar a ferir outros atletas que estejam por perto.

Para aqueles atletas e futuros arqueiro que iniciaram da forma correta, com um arco e flechas adequadas, existem alguns exercícios que podem lhe ajudar a fortalecer a musculatura de braços e ombro que dará ao atleta mais conforto e mantendo a postura correta no momento do disparo.

EXERCÍCIOS

* Lembrem-se, nunca iniciem uma atividade física sem antes realizar um prévio alongamento, não ultrapassando o limite de seu físico de seu corpo e também um aquecimento, para estes cuidados, é sempre bom procurar orientação profissional,assim, sua atividade física será prazerosa e trará muitos benefícios.

 

Sidepush-ups (dynamic): Este exercício em particular fortalece o músculo serrátil anterior (músculo que se origina na superfície das oito costelas superiores ao lado do peito e se insere ao longo de toda borda medial da escápula. Fonte: https://goo.gl/6omBrY).

Apoie seus pés contra a parede, sua palma da mão colocada firmemente no chão e mantenha-se nesta posição com a coluna reta, como na posição de disparo por aproximadamente 1 minuto ou até o tempo que suportar, repedidamente com intervalos de 1 minuto de descanço.

 

Rotação interna (isométrica): coloque o seu arco na mão, mantenha estacionado, mantendo o cotovelo parado e girar o braço para dentro(No sentido horário para a mão direita, sentido anti-horário para arqueiros canhoto).

 

Ombro pull-down (dinâmica): Sentar-se com as pernas em linha reta para frente, coloque as mãos ao seu lado e levantar o seu corpo. Se seus braços são muito curtos para alcançar pode usar um livro ou qualquer outro apoio para obter melhores resultados.

EXERCÍCIOS EXPANSORES

1ª exercício expansor (dinâmica): Com sua postura ereta, braços esticados, com as mãos acima da cabeça mantenha o braços esticados e inferior ao nível do ombro, puxando o expansor além lateralmente com cordas em frente peito, abaixe os braços até que o expansor é descontraído mais uma vez.

 

2º exercício expansor (dinâmica): Neste exercício, postura ereta, o expansor deve ser utilizado por trás das costas,  com um dos braços estendido para cima e o outro estendido para baixo. O movimente deve ser elevando o ombro cujo o braço está em direção ao chão. Utilize este exercício em ambos os lados.

 

 

3ª exercício expansor (dinâmica): Para a execução deste exercício, é preciso posicionar os pés bastante afastados, (inicie com uma das pernas, ex: esquerda como na figura), coloque os pésem paralelos, em linha reta e com o joelho dobrado a um ângulo de aproximadamente 90°, depois apoie o cotovelo esquerdo no joelho esquerdo. Com o expansor preso sob o pé direito, com a mão direita, puxe o expansor até na frente do tórax, levantando o ombro junto e depois relaxe. Faça em ambos os lados.

ATENÇÃO!

Tenha certeza do expansor estar muito bem preso sobre o pé, para que não ocorra de soltar e atingir o seu rosto.

 

 

 

 

4º exercício expansor (dinâmica): Este exercício é bem simples, com a postura ereta, segurando o expansor com as mãos, estique os braços na sua frente, na altura do seu ombro, estique-o até que encoste no seu peito, depois volte na posição inicial e durante toda a série do exercício, mantenha os braços estendidos.

5ª exercício expansor (dinâmica): Este exercício é muito útil, principalmente para os arqueiros de arco composto. Com os pés afastados na largura dos ombros, prenda o expansor com um dos pés firmemente e com o braço do mesmo lado ou cruzado, levante até a altura do ombro (altura do sue arco durante o disparo), mantenha levantado por aproximadamente 1 minuto ou até o tempo que suportar, repedidamente com intervalos de 1 minuto de descanço. Pode ser utilizado este exercício em ambos os lados.

 

 

 

POSTURA

 

Fonte: IntermediateLevel FITA Coach’sManual

Artigo escrito em agosto de 2015 pelo instrutor de arco e flecha Paulo Henrique C. Andrade, de Rondonópolis-MT

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