Como ser Instrutor de Arco e Flecha?

Semanalmente recebo umas 3 ou 4 mensagens com pessoas me perguntando sobre como se tornar um Instrutor de Arqueria.

Então, vou direto ao ponto que acho primordial para ser um Instrutor de Arco e Flecha (sei que muita gente que está lendo aqui quer achar o link de inscrição do curso de formação, mas a coisa não funciona assim). Para ser um instrutor de qualquer coisa, minimamente a pessoa precisa conhecer e vivenciar um programa de trabalho que tenha um ciclo com objetivos, forma de realização e técnicas para levar um iniciante à senda do conhecimento em questão, no nosso caso o arco e flecha.

Antes de continuar, devo lembrar que arco e flecha é um curso livre, juridicamente falando em nosso país, ou seja, não precisa de autorização do poder público para ministrar aulas, é igual dar aulas de inglês, alemão, yoga, dança, artes marciais….. Por óbvio que para ter um lugar em que se cobre ou ministre aulas a título gratuito, vai precisar de alvará, cnpj, …… mas estamos falando de dar aula como pessoa física, você leitor, não precisa de um documento emitido por alguém para dar aulas de arco e flecha. MAS, o famoso “mas”, por óbvio que um aluno vai buscar alguém que tenha feito um curso para isso.

Fazer um curso de final de semana não basta para se tornar um instrutor de arco e flecha, recomendo pelo menos ter a vivência e isso é facilmente comprovado participando de atividades relacionadas ao arquerismo, seja na participação de provas, em aulas, cursos de aperfeiçoamento técnico, participar de montagem de provas ou atividades recreativas, preferencialmente saber falar inglês, ter disparado com arcos recurvos olímpicos, tradicionais, compostos, longbows….. conhecer sobre flechas de alumínio, madeira, carbono e mistas, a diferença entre cordas, regras de segurança coletivas ….

E porque precisa de tudo isso? Porque vamos lidar com pessoas interessadas em aprender e/ou se divertir, assim como você que tem interesse em ser Instrutor de Arco e Flecha, quem for dar aula precisa ter na bagagem a EXPERIÊNCIA. Pois podemos facilmente frustar quem está começando e deposita sua confiança em nossos ensinamentos. Ser instrutor é assumir uma responsabilidade e não um título.

Existem no Brasil várias formas para se graduar como instrutor de arco e flecha:
a) através da Field Brasil
b) através da CBTARCO/Federações
c) através de associações de Tiro com Arco
d) através de escolas de Tiro com Arco
Naturalmente cada uma delas vai ter seu devido grau de reconhecimento. Recomendo que observe o conteúdo programático e o grau de conhecimento dos instrutores dos cursos, principalmente dos resultados dos alunos deles.

Indo na direção central do tema, vou elencar abaixo como contactar o pessoal para fazer os cursos de instrutor:
a) Field Brasil: diretamente no site http://www.fieldbrasil.org.br ou procure o delegado de pólo mais próximo para ele ajudar com mais informações
b) CBTARCO/Federações: acesse o site da CBTARCO e procure a federação do seu estado ou a mais próxima
c) Associações ou escolas de tiro com arco: vá ao encontro delas e pergunte.
Aqui na Arqueria Curitiba somente formamos Instrutores com nossa chancela após dois anos de treinamento conosco, participação mensal em provas indoor, outdoor, field e 3D Bowhunter, bem como com pontuação superior a 70% do máximo possível das provas que participou no último ano, participar de estágio de atendimento ao público com arco e flecha, medianamente ter passado por todas as situações citados no terceiro parágrafo, gostar de ler e escrever, ser capaz de escrever um texto de no mínimo 25 linhas sobre qualquer tema de próprio punho com boa caligrafia e com o mínimo de erros de ortografia, dentre outros requisitos, afinal de contas não é possível ouvir de um instrutor a palavra “menas” ou “seje”….

Escrevo isso de maneira divertida porque quero mostrar que cada local onde você vá fazer o curso de instrutor tem suas exigências e também, é um curso inicial, ser Instrutor de Arco e Flecha é uma carreira que após o primeiro curso existe o segundo, terceiro e assim por diante. Cada um deles é um degrau na Escada do Conhecimento que vai dar condições para você atuar com arqueiros de vários níveis.

Por fim, minha recomendação mais importante: trate seu aluno como um Discípulo, alguém com uma sede de conhecimento enorme que está se esforçando como pode no Caminho do Arco, ofereça a ele as mais diversas opções de treinamento com um baú enorme de técnicas, táticas e estratégias, pois assim você entra no seleto grupo dos verdadeiros Instrutores de Arco e Flecha, perpetuando a secular magia do ciclo de Mestres e Discípulos. Ah!!!! E não esqueça de participar de torneios de arco e flecha!!!!!

Nos próximos posts vou escrever também sobre minha experiência na participação dos cursos!!!! Fiquem ligados nas publicações aqui da página!!!!!!

Este texto foi escrito por mim, Helder Chin, sou instrutor de arco e flecha com a seguinte graduação:
Level 3 – USA Archery
Level 3 – IFAA International Field Archery Association
Coordenador de treinamentos da Arqueria Curitiba / Harpias Archery Team
Tenho alunos Campeões Mundiais, Nacionais, títulos internacionais, recordistas brasileiros que treinam comigo desde a primeira flecha disparada até a conquista de seu título.

Muito obrigado pela leitura e se você tiver alguma dúvida, terei o prazer de respodê-la, basta me enviar por e-mail: helderchin@hotmail.com

Um comentário em “Como ser Instrutor de Arco e Flecha?

  1. muito bom , vc e um excelente estrutor e explica muito bem , parabéns , acredito que todos querem ser como vc .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: