Arco e Flecha serve para sobrevivência?

Arco e flecha é uma habilidade que pode ser desenvolvida e certamente ajuda nos mais diferentes aspectos num cenário de caos. Da caça, pesca até atividades de comunicação, o mundo da arqueria pode ser facilitador da vida humana.

Quantas vezes os vemos empregados em relatos históricos, filmes e até “reality shows” que tratam do tema “sobrevivencialismo”?

Ao ingressarmos em fóruns de discussão, vemos muitas vezes que as pessoas conhecem o tema de maneira superficial e acredito que isto de deva a uma coisa muita fácil de explicar: a beleza dos movimentos de um(a) arqueiro(a) torna o ato tão simples que as pessoas ao verem isso, acham que é só pegar o arco, disparar e a flecha vai para o alvo.

Mas a realidade é um pouco a mais do que isto, é necessário saber mais alguns detalhes para usar o arco. É certo que em situações de emergência, fazer as coisa de qualquer forma para chegar num resultado é aceitável. Mas se você souber fazer com mais destreza, o resultado é muito mais efetivo e rápido.

Então vamos falar de algumas questões muito interessantes que vejo “surfando” pela internet e em fóruns de sobrevivencialismo:

a) Posso ter um arco recurvo com 40 libras ou mais para iniciar?
Sim, você pode! Vai demorar um pouco mais para aprender a lidar com ele pois tem o fator potência que vai ser uma constante. Quase 100% dos instrutores não recomendam porque este fator potência no início da prática dificulta o aprimoramento técnico. Muito embora força seja extremamente necessária, ela pode ser acrescida de outras formas. Cabe a mim como instrutor de arco e flecha te orientar, mas sempre a decisão vai ser sua. Lembre-se: quem dispara a flecha é o arqueiro, não o instrutor.

b) Posso usar qualquer flecha para caçar javali com arco composto?
Não, não pode! Arcos compostos devolvem muita energia através das flechas, muitas delas chegam a passar a velocidade de 250 km/h. Então elas saem da inércia para alta velocidade em centésimos de segundos, isto faz com que a flecha seja comprimida em alta pressão, deformando seu corpo (haste). A flecha pode quebrar no momento do disparo e pedaços dela podem te machucar ou ferir pessoas próximas.
Assim, para cada potência de arco, deve ser utilizada uma especificação própria da flecha para que ela funcione de maneira adequada e principalmente, com segurança.

c) Arco e flecha é mais forte que uma arma de fogo?
Não, não é! Em que pesem dezenas de vídeos comparativos, eles são feitos comparando aspectos diferentes. Ao concentrarmos em questões de balística, facilmente encontramos dados muito mais altos para armas de fogo. Vou falar apenas de um aspecto, existem vários: se usado um arco composto de 85 libras com flechas montadas com ponta de caça em gel balístico é fácil notar que não gera cavidade temporária, diferente de uma arma de fogo. Isto não significa que o arco e flecha não possa causar ferimentos letais, mas não dá para comparar com uma arma de fogo.
Ok! vou falar de mais um aspecto: velocidade! (eu não aguento, adoro este tema de balística)
Vamos usar de exemplo o arco de 85 libras, que é um dos mais fortes disponíveis no mercado e o calibre 700 nitro express. Enquanto a velocidade da flecha fica em 350 pés por segundo, o projétil vai até 2000 (dois mil) pés por segundo!!!!

d) No começo do texto falei sobre pescar com arco, é possível?
Lógico! Inclusive pequenos tubarões!

Arqueiro Chin em pescaria no alto mar

e) E sobre atividade de comunicação com arco e flecha?
É possível também!!! Basta usar flechas incendiárias ou com apitos na ponta!

Enfim, inúmeras são as aplicações com arco e flecha para sobreviver num mundo de caos! Venha conhecer novas habilidades!

Quer saber mais sobre arco e flecha? Venha fazer uma aula introdutória com a gente e tire suas dúvidas! Ela dura uma hora e é inteiramente prática!

Envie uma mensagem pelo WhatsApp: https://wa.me/554192218800

Nosso telefone: (41) 99221-8800

Nosso e-mail: contato@arcoeflechacuritiba.com.br

Quer comprar arco e flecha? Acesse: www.arcoscuritiba.com.br

Arqueiros Gustavo e Chin (2011)
Foto de Fabiano Musial, arqueiro Chin.
A idéia era mostrar as diferenças de camuflagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: