Exercícios e Arco e Flecha

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Arco e Flecha é um esporte que desenvolve a concentração, coordenação motora e principalmente a nossa mente. Acrescentar exercícios físicos com certeza vai deixar a prática do arco e flecha muito mais divertida pois vai aumentar ainda mais o tempo do arqueiro na pista ou no campo.

Arco e flecha é fascinante e super divertido. Aumentar a força e resistência vão especificamente fazer o arqueiro disparar mais, bem como ter mais disposição em caminhar mais vezes em direção ao alvo e voltar para linha de tiro ou percorrer a pista de field com mais disposição, e isto com certeza significa mais diversão.

Entretanto é muito importante o trabalho de um instrutor de arco e flecha em conjunto com um profissional de educação física, pois existem inúmeros casos em que o arqueiro no interesse de aumentar sua força rapidamente para puxar arcos de alta potência busca desenfreadamente fazer um trabalho muscular excessivo na academia e acaba se machucando pelo excesso de exercícios. Além das lesões, existe ainda o risco de prejuízo material pois como este é um período de transição, o arqueiro pode ainda cortar flechas no tamanho errado, usar spines de flechas não recomendados….

Os erros acontecem principalmente porque não são respeitados os períodos de descanso, ou seja, na prática, o indivíduo pensa que treinar com arco num dia é bom e no dia seguinte estar na academia para trabalhar os mesmos grupos musculares com “carga total” é excelente. Isto gera uma enorme fadiga no corpo. Tenho visto dezenas de lesões, perda de rendimento ou acréscimo de mais um fator como problema a considerar na planilha de treinamento do arqueiro.

Como Buda ensina: “Nem muito, nem pouco. O justo!” Cada indivíduo tem um tempo próprio para desenvolver a força e resistência e deve ser acompanhado por profissionais habilitados e principalmente qualificados dentro de suas áreas. Como exemplo cito uma de minhas alunas, que no ínicio de 2018 usava um arco recurvo com 26 libras e que com um trabalho de exercícios físicos aquáticos (natação), mas que poderiam ser outros, em 10 meses de trabalho utiliza agora um arco com lâminas de 38 libras atirando e acertando muito mais, entrando para seleto grupo de arqueiros de nível de pódium nacional. (o vídeo dela atirando em câmera lenta com 10 meses de prática pode ser visto neste link: https://youtu.be/_YhXcYppRsc

Neste ponto devo acrescentar, potência no arco é bom, mas não é fator determinante para acertar o alvo.

Por fim, face aos inúmeros pedidos de alunos e seus “personal trainers”, segue lista com alguns exercícios:

a) natação

b) caminhadas/corridas

c) subir morros/escalar

d) SPT – Specific Physical Training (https://www.teamusa.org/USA-Archery/News/Features/2018/March/29/Developing-Strength-and-Endurance-with-Specific-Physical-Training)

e) Yoga/meditação

Na academia:
1) SINGLE ARM DUMBBELL ROW
2) DUMBBELL SIDE RAISE
3) ROMANIAN DEADLIFT
4) ROWING MACHINE
5) FOREARM PLANK

O importante é sempre saber seus limites, contratar profissionais não apenas qualificados, mas também interessados em você.

Quer saber mais sobre arco e flecha? Entre em contato com a gente!
(41) 99221-8800
contato@arcoeflechacuritiba.com.br

Muito obrigado pela leitura,
Helder Chin

 

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