Anatomia da Flecha 1 – Introdução e Pontas Rosqueáveis

A importância deste tema nos leva a entender quais partes que formam uma flecha e a partir disto poder definir com mais critérios qual é o melhor modelo para compra. Pois conhecer as partes da flecha resulta na melhor utilização do conjunto arco x flecha, tanto na precisão quanto na manutenção dos equipamentos.

A flecha, de maneira geral, é composta de: 
1. Ponta 
2. Haste 
3. Penas ou Vanes 
4. Nock 

  1. PONTA:
    Existem vários modelos, posso facilmente dizer que chegam a ultrapassar uma centena. Aqui na Arqueria Curitiba só na parte da loja acho que temos mais de uma dezena que se subdividem em pesos e diâmetros, além da oficina que deve ter algumas pontas de reserva para emergências de compras unitárias ou usadas para que possamos usar de referência e nas aulas.
    1.1. Clique aqui e vejam as pontas e acessórios correlatos disponíveis em nossa loja: https://www.arcoscuritiba.com.br/flechas/broadheads/
    1.2. Agora sobre os modelos de pontas, vou tratar dos mais utilizados:
    1.2.1. Ponta Rosqueável:
    A ponta rosqueável é muito utilizada por arqueiros que vão participar de atividades cinegéticas, principalmente nos Estados Unidos onde o mercado da caça esportiva movimenta uma economia na casa dos milhões de dólares e determina os investimentos na tecnologia de todos os equipamentos de arco e flecha de maneira geral em todo planeta.
    Aqui no Brasil como também lá fora, além de colocarmos pontas de caça, podemos utilizar as pontas rosqueáveis para podermos regular melhor a precisão do nosso tiro trocando de maneira mais fácil as pontas com pesos diferentes e assim fazer um trabalho melhor do spine dinâmico e/ou balanceamento da flecha (o termo mais correto seria em inglês, o FOC ou Front Of Center).
    Uma coisa muito importante a ser considerada quando da escolha de pontas rosqueáveis para o tiro com arco é a necessidade de uma peça conectora da rosca da ponta com a haste da flecha, genericamente chamada de “insert”.
    Por fim, podemos encontrar pontas rosqueáveis de diversos diâmetros, comprimentos e peso e isso é muito importante porque implica não apenas na precisão do tiro mas também na integridade física do arqueiro.
ponta rosqueável no modelo para prática de treino e campeonatos
Ponta de pesca rosqueável
“Insert” da ponta, a peça que faz a conexão
Exemplo de ponta de caça, reparem na rosca para conectar-se na haste da flecha

Este texto faz parte de uma aula completa sobre “O que saber antes de comprar uma flecha”, escrito pelo nosso instrutor Helder Chin. Quer fazer esta aula de maneira online? Entre em contato!

As imagens utilizadas são todas de nossa autoria e os produtos estão disponíveis em nossa loja física ou virtual: www.arcoscuritiba.com.br

Tem dúvida, quer perguntar ou encontrou um erro? Entre em contato pelos canais abaixo! Muito obrigado pela leitura!

Quer saber mais sobre arco e flecha? Entre em contato com a gente!
(41) 99221-8800
WhatsApp: https://wa.me/554192218800
E-mail: contato@arcoeflechacuritiba.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: