O que saber antes de comprar um arco

4 comentários

Quase todos os dias recebo e-mails e mensagens nas redes sociais pedindo informações sobre que tipo de arco comprar, se determinado modelo de arco é bom, se arco composto é mais legal que recurvo, se meninas podem atirar com arcos de 50 libras, etc…

Assim resolvi escrever algumas linhas coletando a maioria das perguntas.
Qualquer arco é MUITO legal, seja ele recurvo olímpico, tradicional, composto, logbow, histórico. Flechas de madeira, carbono, alumínio, todos estes materiais são bons e foram já testados pela história da humanidade.
Então, o que é importante saber antes de comprar um arco?

a) Quanto é o orçamento disponível?

Existem valores de arcos que começam com 350,00 reais importados e com nota fiscal e ainda que podem ser parcelados em 12x até valores que ultrapassam os 5.000,00 reais. Estou falando de arcos industrializados, de empresas renomadas internacionalmente.
No Brasil temos poucas opções de arcos industrializados, mas que para um nível iniciante é um bom custo benefício. Já quando falamos de arcos artesanais, podemos encontrar boas opções no mercado nacional, mas face ao acesso a materiais de qualidade e descrença pelo produto nacional, nossos arqueiros artesãos vivem em eterna luta para o desenvolvimento do produto.

b) Qual arco você acha legal?
Composto? Recurvo? Longbow? Mongol? Como eu disse no começo, todos eles são legais. Escolha um modelo que te atraia, que você ache lindo. Eu defendo a teoria que devemos começar com o tipo de arco que nos sentimos atraído por ele. A maioria dos modelos são capazes de atender todas as características pessoais de cada um. Estas características são as que vou falar abaixo.

c) Para mão direita ou esquerda?
Preferencialmente recomendo utilizar o arco do lado do olho dominante, existem vários testes na internet para isto, como por exemplo este:
http://www.medicodeolhos.com.br/2010/04/como-determinar-o-olho-dominante.html
No entanto, se não for possível a utilização do lado dominante, pode-se fazer a adaptação para o lado do corpo mais forte para puxar o arco.

d) Força do arco – Draw Weight
Esta é uma consideração importante porque quando buscamos algumas informações em sites internacionais encontramos muitos comentários que para ser um arqueiro de verdade é importante ter um arco recurvo de 50 libras, um composto de 70 libras, porque é o mínimo aceitável para caça.
No Brasil a caça é proibida e voltando aos arcos, ainda estou para ver alguém iniciar com um arco recurvo/longbow de 50 libras que consiga atirar com uma precisão razoável, por exemplo, acertar um alvo de 40 cm de diâmetro a 5 metros com 60 disparos. O oposto também é um problema, não dá para dizer no primeiro dia de aula/orientação para uma pessoa que ela deve utilizar um arco de 25 libras porque é mais fácil de aprender. O aprendizado também abrange o desenvolvimento muscular. Tenho acompanhado campeonatos em que participam arqueiros com arcos de 25 libras e que têm uma “puxada” draw lenght de 26 polegadas e querem acertar um alvo a 50 metros de distância e a flecha não chega na metade do caminho.
Eu tenho um longbow com 30 libras e me divirto com ele, inclusive participei de um mundial indoor em abril de 2013 e alcancei o vice-campeonato.
Em resumo, nem muito forte, nem muito fraco. 30 a 35 libras para iniciar com arcos recurvos/longbows é uma excelente alternativa e para compostos 60# para adultos está de bom tamanho. Só para finalizar, campeões mundiais usam 54, 55 libras em seus arcos compostos.

e) Tamanho do arco:
Quanto maior, mais ele “perdoa” seus erros, por isto que vemos atletas utilizando arcos grandes, sejam compostos ou recurvos. Já nos EUA e em países que a caça é permitida, a venda de arcos menores é muito grande face a portabilidade deles. Aqui o mais importante que vejo é qual a utilização do equipamento e a estética, pois não fica nada bonito você ver um grandalhão de 2,10m de altura atirando com um arco de 32″. Outro ponto importante é ver se ele, o arco, cabe dentro do seu carro. 🙂

f) Tamanho da puxada – Draw lenght
Algumas pessoas tem braços compridos e a puxada do arco pode passar de 29, 30 polegadas e o arco não tem resistência para isto. Tenho visto alguns recurvos pequenos, usados para caça no exterior, que não aguentam uma puxada de 30″ e o arco quebra, sim, quebra e faz voar peças para todos os lados na velocidade de uma flecha. Não é muito legal estar por perto quando isto acontece.
Então, se você é daqueles que tem uma puxada grande, veja se o fabricante do arco informa a possibilidade para este tamanho de puxada.
Para compostos, existem módulos de ajustes das polias que são comprados separadamente ou ajustes que podem ser feitos, depende do modelo e fabricante. Consulte sempre as informações do fabricante.
Neste link você consulta sobre o tamanho aproximado de seu draw lenght:
http://www.dewclawarchery.com/Bow_Draw_Length_Calculator-a/192.htm

Por fim, o ideal é sempre consultar um instrutor competente, que tenha experiência no arco que você está querendo comprar, pois de nada adianta você perguntar para um instrutor sobre um arco olímpico se ele só sabe atirar com composto e vice-versa.

Ah!! E em tempos de compras pela internet, verifique a idoneidade do vendedor. Muitas empresas sérias estão no país, mas sempre é bom perguntar. Existe um fórum brasileiro que o pessoal comenta e fala de tudo sobre arco e flecha: http://www.arcobrasil.com/

Se você ainda ficou em dúvida, mande um email para mim: helderchin@hotmail.com.

Um abraço forte!
Chin

tipos de arcos

4 comentários em “O que saber antes de comprar um arco”

  1. parabens ao autor do artigo, pos foi objetivo e trouxe muitas informações com clareza, muito util me ajudou bastante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s