Sequência BASE do Arqueiro – 02 – Encaixar Flecha

Nenhum comentário

Um gesto que pode parecer super simples, que para muitos é irrelevante mas que tem um lugar super importante na sequência do arqueiro.

 
Objetivo:
– movimentos repetitivos voltados para segurança do próprio arqueiro, pessoas próximas e do equipamento

Execução do movimento:
– LEMBRETE: Esta etapa começa após o movimento 01. Ressaltamos por questão de segurança que a execução do movimento só pode ocorrer quando o arqueiro estiver na linha de disparo e com claro sinal de autorização para isso
– Arco alinhado na vertical
– Pegar flecha entre o nock e as vanes/penas com a mão oposta do arco
– Apoiar o shaft no rest gentilmente
– Encaixar a flecha no nock point observando a pena guia e toda extensão do tubo da flecha, para ver se existe alguma fissura ou algo diferente do normal
– sentir o encaixe do nock na corda do arco
– ouvir o click do encaixe do nock na corda do arco
– NUNCA apoiar o dedo indicador da mão do arco na flecha
– mantenha as flechas apontadas para baixo enquanto executa o movimento

Motivo:
– Segurança
– Verificar se a pena guia está na posição

Observações e dicas:
Não existe uma forma específica de encaixar a flecha no arco. O mais importante é único ponto a considerar é o quesito SEGURANÇA.
Buscando vários manuais ao redor do mundo, não encontrei uma técnica que sobrevenha às demais. Assim, no início cuido apenas com a segurança e recomendo seguir os passos da execução do movimento.

NOCKS:
– Esteja certo que o nock sempre clique da mesma forma na corda, sons diferentes ao clicar, certamente aumentam a possibilidade de variação dos disparos e isto decorre porque a abertura do nock é de tamanho diferente entre um e outro.
– Verifique se os nocks são todos do mesmo tamanho.
– Verifique constantemente se os nocks estão inteiros, sem ranhuras, encaixes muito frouxos diferentes do conjunto ou fissuras. Em qualquer destes três casos, o nock deve ser substituído.

SERVING CENTRAL
– O serving central é a porção central da corda do arco que envolve-a , onde se encaixa o nock da flecha. Ele pode ser mais grosso ou mais fino, depende da quantidade de strands da corda, da espessura do fio que é feito o serving.
– O quesito segurança é que o serving deve ser feito com linha de alta resistência a abrasividade pois além de servir para encaixar o nock, também conta com o atrito do tab (para arqueiros que disparam com este equipamento) e também protege a corda do armguard. Existem linhas específicas para isto das marcas BCY, Brownell, etc…
– E o mais importante é que o encaixe do nock com o serving central não deve ser muito frouxo ou muito apertado, ele deve ficar ajustado para que a flecha possa sair com um simples “tapa” na corda.

Nota importante:
Já estamos na sequência dois e nunca é demasiado falar que NÃO ADIANTA SUA TÉCNICA SER EXCELENTE SE O ARCO NÃO ESTÁ MINIMAMENTE AJUSTADO.
Existem vários ajustes a serem feitos nos arcos, sejam recurvos olímpicos, compostos e até tradicionais antes de se começar a usar eles. Algumas configurações exigem mais, outras menos ajustes.
Sem o ajuste do arco, provavelmente vai haver inconsistência no resultado dos disparos, bem como aumenta o risco de lesão por quebra ou mal ajuste do arco.

Na Arqueria Curitiba tenho todos os recursos técnicos para avaliação e ajuste de equipamentos vindos direto de fábrica, seja para “paper tunning”, “bare shaft”, “basic set up” de recurvos, compostos e tradicionais antes do arqueiro começar a atirar.

Quer saber mais sobre arco e flecha? Entre em contato!

Helder Chin
Arqueiro e Instrutor
Arqueria Curitiba
arcoeflechacuritiba@gmail.com
www.arcoscuritiba.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s